Categories
General

Cinco dicas para o seu primeiro emprego

Agora que os exames finais e as celebrações do início da primavera passaram, milhares de estudantes universitários e recém-formados partirão para seus primeiros estágios ou empregos em tempo integral. Se você é um deles, você tem sorte. Estatísticas recentes indicam que um em cada dois recém-formados está desempregado ou subempregado. E embora muitos de vocês tenham tido empregos de meio período, essa nova posição pode ser uma experiência de aprendizado incrível e um trampolim para sua carreira de longo prazo.

Mas também é uma luta. Para alguns de vocês, pode ser sua primeira experiência em um ambiente de negócios. Lembro-me de me sentir perdido nas minhas primeiras experiências depois da Faculdade(todos nós fazemos). Cercado por tantas informações novas, eu constantemente sentia que estava ficando para trás de meus colegas mais experientes. Eu não sabia a quem procurar conselhos, e nunca senti que estava fazendo meu trabalho bem o suficiente.

Então, enquanto você se prepara para o seu novo papel — e os desafios que você enfrentará nessa posição — eu ofereço cinco dicas que vi trabalhar para as pessoas ao longo do caminho.

Muitos novos trabalhadores tentam parecer mais conhecedores do que realmente são. Eles não fazem perguntas. Eles acham que precisam ter respostas para serem valiosas para suas organizações e não podem admitir a falta de experiência ou compreensão. Eles compensam sua falta de confiança com excesso de confiança. Mas aqui está o segredo: eles não estão enganando ninguém! Ninguém espera que você saiba tudo em seu primeiro trabalho, e você aprende e cresce mais rápido quando busca uma compreensão real, faz perguntas e pede ajuda. Em vez de fingir, faça isso reconhecendo as habilidades e a experiência de seus colegas de trabalho e usando seu primeiro emprego ou estágio como uma experiência de aprendizado.

Uma das melhores coisas sobre um novo emprego é a incrível experiência de aprendizado que ele oferece. Cada pessoa com quem você trabalhará em sua nova posição — da recepcionista ao CEO — pode ensinar algo valioso, e cada uma delas pode ser amiga e Mentora em sua carreira. Muitas das pessoas mais felizes e bem-sucedidas que conheço constantemente fazem perguntas e buscam orientação de todos ao seu redor, e a pesquisa até mostra que pessoas com redes sociais mais fortes vivem mais. Seu escritório está cheio de pessoas inteligentes, atenciosas e experientes. Conheça-os. Trate-os com respeito. Faça-lhes perguntas. Aprenda com eles. E divirta – se no processo.

A maioria dos trabalhos nunca é totalmente realizada. Na escola, seus testes, tarefas de casa e projetos de grupo definiram as datas de vencimento. Pais e professores irão ajudá-lo a equilibrar sua vida, e você tem intervalos frequentes e integrados para ajudá-lo a recarregar. Mas um trabalho é diferente. Será difícil fazer perfeitamente (ou mesmo bem!). Você ficará ansioso para superar o desempenho, e muitos chefes estão muito felizes em ter seus novos funcionários trabalhando longas horas, se quiserem. Há algo a ser dito para colocar em esforço extra. Mas você também precisa aprender, desde o início, a definir limites pessoais que permitam manter o equilíbrio e evitar o esgotamento. O Burnout pode torná-lo menos produtivo no trabalho e certamente o deixa menos feliz. E na ausência de uma comunidade atenciosa procurando seu bem-estar, você precisará se apropriar de seus limites. Mapeie seus objetivos de estilo de vida com antecedência. Construa pausas curtas do trabalho em sua programação e aprenda cedo a buscar equilíbrio em seu trabalho e vida com dicas para trabalhar no Itaú.

Uma visão comum dos Millennials é que eles têm direito e narcisistas. E um erro comum que os jovens cometem é escalar competitivamente suas escadas de carreira, em vez de humildemente procurar servir seus colegas e clientes. Mas se você quer ganhar o respeito das pessoas ao seu redor e desafiar os estereótipos de sua geração, a melhor coisa que você pode fazer é trazer uma atitude de serviço ao seu trabalho. Procure proativamente maneiras de ajudar seus colegas. Pense no futuro para novas maneiras de agradar os clientes. Jim Collins escreveu sobre como os maiores líderes muitas vezes combinam humildade e determinação feroz. E servir humildemente manter o foco nos outros-pode ser uma ótima maneira de desenvolver liderança e acumular o apoio de seus colegas de trabalho.

E nada sinaliza seriedade para seu empregador como prontidão, perseverança e dedicação. A longo prazo, a diligência lhe dará o respeito de seus colegas, e o trabalho duro lhe dará o domínio e a autodisciplina para ter sucesso no futuro. O básico é simples, mas fácil de esquecer: trabalhe duro e apareça a tempo.

Seguir essas sugestões fará uma experiência mais valiosa para você, enquanto equilibra um pouco do estresse e das lutas de um novo ambiente de trabalho. O que você está preocupado em entrar em seu primeiro emprego ou estágio? Que conselho você daria aos novos trabalhadores?

Fonte: https://recursosehumanos.com.br/vagas-abertas/