Categories
General

A pimenta preta é boa para a saúde?

Como o sal, a pimenta preta fica em quase todas as mesas de cozinha ou bancadas da América. Mas, embora livros inteiros tenham sido escritos sobre o consumo de sódio e a saúde humana, a pimenta preta e seus compostos atraíram pouca atenção dos especialistas.

Mas pepper provavelmente merece mais escrutínio. Algumas pesquisas ligaram marinadas de pimenta preta à eliminação de aminas heterocíclicas, ou HCAs, que são os produtos químicos causadores de câncer que se formam quando a carne é carbonizada ou cozida em altas temperaturas. Um grupo da Kansas State University descobriu que misturar um grama de pimenta preta fina com 100 gramas de carne moída—que funciona com cerca de uma colher de chá de pimenta preta por meio quilo de carne-eliminou quase completamente a formação de HCAs durante o cozimento.

Embora muita pimenta possa ser muito picante para alguns, o autor do estudo diz que misturar pimenta com orégano, alecrim e outras ervas na mesma proporção de especiarias para carne deve fornecer os mesmos benefícios de redução de carcinógenos.

A pimenta também pode ajudar na digestão das receitas com pimenta peruana. Há uma série de Estudos em animais que indicam algum benefício potencial para o trato gastrointestinal, professor emérito de nutrição da Universidade de Illinois, que escreveu uma visão geral sobre a pesquisa sobre pimenta.

Em particular, os especialistas analisaram a capacidade da piperina – o composto orgânico que dá à pimenta preta sua picante atraente-para aumentar a absorção do corpo de curcumina e resveratrol. A curcumina é um produto químico encontrado na raiz da cúrcuma, e há evidências que a ligam a inúmeras propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O Resveratrol, entretanto, é um composto de vinho tinto que pode diminuir os riscos de uma pessoa para distúrbios cerebrais, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Embora nem todos os especialistas em saúde sejam vendidos com base nos benefícios desses compostos, a maioria concorda que a curcumina e o resveratrol têm baixa biodisponibilidade—o que significa que eles tendem a passar pelo sistema digestivo humano sem serem absorvidos. É aqui que entra a pimenta preta e como usar pimenta cabaça roxa. Descobrimos que a adição de piperina melhorou significativamente a biodisponibilidade do resveratrol.

A piperina parece bloquear parcialmente um processo metabólico conhecido como glucuronidação, que faz com que o resveratrol se quebre antes que o intestino possa absorvê-lo na corrente sanguínea. Ao interferir com este processo, a piperina pode ajudar o corpo a tomar mais resveratrol. E alguns estudos relacionados mostraram que a piperina tem um efeito semelhante de suporte à absorção na curcumina. (Vários fabricantes de suplementos comerciais já vendem produtos de curcumina e resveratrol que contêm piperina.)

Seria ótimo se moer um pouco de pimenta preta em seu curry com especiarias de açafrão-aquele que você está lavando com um copo de vinho tinto—desbloqueasse todos os supostos benefícios para a saúde do resveratrol e da curcumina. Mas a pesquisa até o momento não apóia isso. “Se as quantidades de pimenta preta usadas para fins culinários têm algum benefício para a saúde-acho que isso é desconhecido. Muitos dos estudos sobre especiarias têm sido em animais e culturas de células, e não há muitos estudos em humanos para apoiá-los.”

O estudo, por exemplo, envolveu a alimentação de camundongos 10 mg de piperina por quilograma de peso corporal. Um humano de 125 libras precisaria engolir quase duas colheres de sopa de pimenta preta para obter a mesma quantidade de piperina. Poucos de nós estariam dispostos (ou capazes) a engolir tanta pimenta.

Tomado em doses elevadas como parte de um suplemento, piperina pode até mesmo apresentar alguns problemas. “Há o risco de absorver coisas que você não quer no corpo. O mesmo processo digestivo que decompõe a curcumina e a cúrcuma antes que possam ser ingeridos na corrente sanguínea também impede que certos componentes alimentares não saudáveis—incluindo alguns hormônios e produtos químicos—sejam absorvidos, diz ele.

Também diz que, se você estiver tomando medicamentos prescritos, é possível (embora não comprovado) que engolir doses pesadas de piperina possa interferir na ação desses medicamentos. Esses tipos de consequências não intencionais levam muitos médicos a alertar contra os riscos de suplementos de venda livre.

Tomados em conjunto, as evidências até o momento sugerem que a pimenta preta usou a maneira como a maioria de nós faz—polvilhada ou moída na comida-não representa nenhum risco para a saúde. E pode oferecer alguns benefícios de digestão ou absorção de nutrientes. Mas mesmo que não, adicioná-lo à sua marinada de carne pode fornecer alguns benefícios anti-câncer significativos.